Troca Equivalente

Posted by Sávio Luís On quinta-feira, 17 de março de 2011 0 comentários



''Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer em troca algo de valor equivalente. Esse é o princípio básico da Alquimia, a Lei Da Troca Equivalente. Naquela época, nós acreditávamos que essa lei fosse absoluta. ''
Alphonse Elric.

Essa frase ecoava no começo de episódio do FullMetal Alchemist, e como eu concordo melhor dizendo concordava com ela. Mas antes de eu falar qualquer coisa sobre o assunto eu quero dar uma ressalva pra quem acha que é errado o que estou fazendo. Isso é apenas um texto que demonstra a minha opinião e caso alguém ache errado eu pegar como base uma frase de anime e mangá manifestisse, eu sei que muitos desses animes tem alguma coisa demoníaca nelas mas o que quero apontar é somente essa frase e o que penso a respeito dela. Creio eu que por ser um cristão atualmente sou bombardeado por varias coisas do ''mundo'' mas eu creio que Deus pode estar em qualquer uma delas querendo nos ensinar uma lição através delas cabe a mim e a você peneirar e ver o que é bom e o que é ruim.



Feitas as ressalvas eu posso prosseguir [/mesmo que elas estejam um pouco confusas, mas qualquer coisa é me contactar].  Esse frase é muito verdadeira pois para qualquer coisa que alguém for fazer, esse alguém precisa pagar um preço de valor igual para que aconteça, nada vai acontecer do acaso e surgir pronta sem nenhum sacrifício.

A vida é assim, se eu quero dinheiro eu vou trabalhar, se eu quero algo eu vou lutar e pagar um preço por isso, em tese seria assim mas na vida existem fatos que não obedecem essa troca equivalente,um exemplo claro disso é o cara que ganha na loteria e tem também o exemplo daquele que luta a vida toda para poder descansar e ter conforto mas nunca consegue.

Mas tem um exemplo mais claro ainda que esses dois é o exemplo da nossa salvação, eu fico imaginando como é que seria a minha vida se o sacrifício de Cristo obedecesse a troca equivalente. Primeiramente só haveria uma chance de se arrepender e não pecar mais, fato esse que provavelmente resultaria numa salvação falsa pois os seres humanos não são perfeitos e são sucetiveis a erros mesmo após o conhecerem Jesus, e a Cruz de Cristo só poderia gerar salvação e nada além disso.

Mas a Cruz de Cristo desmente totalmente a  troca equivalente pois além de permitir a salvação permite um mar de segundas chances caso se falhe na primeira, a imerissida mais maravilhosa Graça de Deus que é dada aos pobres mortais. E essa Maravilhosa Graça não permite apenas um mar de segundas chances mas também permite que essa Cruz libere não só slvação mas também cura, redenção, santificação, libertação e tantas outras coisas mais que foi dada por meio de Cristo Jesus.

Enfim, vê se que a troca equivalente não é absoluta, mas faz parte creio eu que termino esse post com uma observação parecida com a qual o Edward Elric encontra no fim do anime, que existem coisas que não se aplicam a troca equivalente pois o sacrificio é pequeno se comparado ao beneficio tudo isso por causa de uma variante que a ciencia não menciona que é o amor. Amor esse que permite que haja a graça de Deus para esse pobres mortais.

0 comentários:

Postar um comentário